COMUNICADO – 004/2020/DRG-IST

COMUNICADO – 004/2020/DRG-IST

Ilha Solteira, 25 de março de 2020.

A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na última segunda-feira, dia 23 de março, suspendeu o calendário acadêmico dos cursos regulares de todos os câmpus da instituição. A medida aprofunda a ação preventiva de suspensão das aulas entre 16/03 e 29/03. Na prática, as aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e os dias letivos serão efetivamente retomados após a restauração da normalidade sanitária no país.

A decisão do IFSP, consolidada na Portaria 1.200/2020, soma-se às melhores práticas e encaminhamentos da Rede Federal neste momento de crise, porque considera que a maioria de seus estudantes estão em condição de vulnerabilidade social. Ou seja, só seria possível manter o calendário acadêmico se 100% dos discentes pudessem dispor de pleno acesso às chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), para isso teriam que ter estrutura física em sua residência (desktop/notebook) e acesso a internet de qualidade.

As orientações aos câmpus do IFSP no que tange à área de ensino, para este período de suspensão do calendário acadêmico estão descritas no ofício nº. 3/2020 (PRO-ENS/RET/IFSP) de 24 de março de 2020.

Informo ainda que diariamente, desde a suspensão das aulas, ocorrem videoconferências que envolvem a Diretoria Adjunta Educacional (DAE), o Coordenador de Cursos, os responsáveis por Setores, e o corpo docente do Câmpus Avançado Ilha Solteira (IST-IFSP), no sentido de elaboração de estratégias para manter o vínculo afetivo do estudante para com a instituição, por meio de estímulos pedagógicos e atividades que garantam a não interrupção do processo educacional como um todo.

A portaria 1.200/2020 mantém as demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão pública que possam ser realizadas remotamente. Assim, comissões institucionais, grupos de trabalhos, projetos de ensino, pesquisa e extensão, seguem operando à medida do possível, bem como todo o processo de execução orçamentária (compras, contratos, pagamentos e auxílios estudantis).

Wilson José da Silva

Diretor Geral