ARTivismo antirracista e processo de criação
o projeto
RESUMO: Pensando nas experiências vivenciadas pelas/os sujeitas/os que permitem a ativação dos sentidos, o desenvolvimento de habilidades e competências o projeto se alinha com as transformAÇÕES.
Ao tensionar a educação antirracista, preconizada pelas leis nº 10369/2003 e 11645/2008 identifica-se que ainda é preciso avançar muito. Partimos do Artivismo (arte + ativismo) para trabalhar os sentidos e significados das temáticas antirracistas, o que pressupõe enegrecer as referências que são deliberadamente brancas e eurocêntricas. O levantamento da intelectualidade negra e sua interlocução com a arte contemporânea africana e afro-brasileira incide no desafio central da pesquisa.
Buscamos ainda desenvolver, pela via dialógica, processos de criação artística, interconectados com estudos críticos e decoloniais de sociedade e história nacional, com estímulo para a leitura estética da arte e do mundo. O intuito é desdobrar a pesquisa que esteve em andamento desde 2021, fomentando práticas que inter-relacionem arte, cultura e tecnologia (a partir dos resultados já alcançados). A proposta de análise interpretativa, investigação histórica e elaboração poética/artística, procura confrontar o racismo em diálogo com a história da arte brasileira, descolonizando saberes.
2021
TÍTULO: Projeto ARTivismo Antirracista
ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa
ESTUDANTE BOLSISTA: Lanna Mirelle de Morais Florindo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – PIBIFSP
Resultados Alcançados
A pesquisa oportunizou reflexões diversas. Além da trama de saberes multirreferenciais, necessária para pensar cada produção artística, proporcionou continuamente, um ambiente colaborativo para a construção do pensamento crítico, subsidiado pelas premissas e conceitos de bell hooks (2020). Estivemos abertas à complexa potencialidade da arte. Em um ambiente de ausência 'temporária' de movimentos de massa pela transformação da sociedade, o lugar da arte se mantém de qualquer modo 'ao lado dos oprimidos'. Sua principal tarefa consiste em elaborar novas formas de apreensão sensível e crítica do mundo, na perspectiva de uma libertação coletiva. A arte deve existir não para os museus nem para os especuladores, mas para a elaboração e a articulação de um novo modo de sensibilidade libertadora, tornando-se um instrumento de conhecimento do mundo, na totalidade de suas contradições. (CHTO DELAT, 2021, p. 482) Ampliar os modos de ver e pensar a produção artística afro-brasileira é resultado relevante, diante dos tantos retrocessos que vivenciamos nas arenas política, social e cultural no Brasil.
Das atividades marcantes, decorrentes da pesquisa temos, especialmente:
- Apresentação do projeto de pesquisa no evento internacional #Culturas, do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Resumo aqui.
- Apresentação do projeto no Conict 2021 do IFSP – Resumo aqui.
Registra-se que o período limitado para executar e relatar as atividades desenvolvidas no projeto, diante do cenário pandêmico que vivenciamos, tornou as ações esvaziadas de possibilidades duradouras. Esse elemento, diminui significativamente os resultados da proposta de pesquisa, ainda mais, quando pretende-se desenvolver pesquisa-intervenção, como era o caso do Projeto ARTivismo Antirracista.
2022
TÍTULO: Projeto ARTivismo Antirracista e processos de criação
ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa
ESTUDANTE BOLSISTA: Gabriel Henrique Estevão da Costa
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – PIBIFSP
Resultados Alcançados
Ampliamos os modos de ver e pensar a produção artística afro-brasileira é resultado relevante, diante dos tantos retrocessos que vivenciamos nas arenas política, social e cultural no Brasil. Os resultados científico/artísticos elucidam a relevância de todo processo de criação à associação com outras áreas de conhecimento, com os conceitos de arte contemporânea, raça e racismo. Todas as (re)construções epistemológicas criativas, inspiraram a cartografia da pesquisa. Na dissidência, problematizamos as relações étnico-raciais tensionando os determinismos sociais e estruturantes de um país extremamente desigual. Na etapa em andamento, discutimos as (de)formações sociais, políticas e culturais brasileiras. Reconhecemos as ausências como marcadores da história da população negra e a presença como privilégio da branquitude. A divulgação do processo e dos trabalhos artísticos, buscam viabilizar apreciações artísticas que mobilizem o público a se questionar: O que este trabalho diz sobre minhas próprias experiências como sujeito? Desmantelar o racismo foi nossa prerrogativa. Nas palavras do Gabriel: No decorrer do ano letivo e no desenvolvimento de cada etapa do projeto eu pude mergulhar no campo da pesquisa, procurar, planejar, estudar, elaborar conexões para colocar em prática, pelas vias da arte. E a importância do acompanhamento da minha prezada orientadora, do auxílio financeiro, do suporte prestado pelo câmpus e da disponibilidade do representante local de pesquisa. Tudo isso possibilitou um hábil projeto que teve honrosos resultados. A possibilidade de fazer uma iniciação científica agregou intensamente na minha formação acadêmica, poder realizar com minhas próprias mãos todas as pesquisas e obras artísticas, logicamente que com auxílio e orientação da minha professora orientadora, me deu esperanças sobre o caminho da pesquisa científica como um caminho árduo, porém, muito vantajoso e cheio de recompensas. E como nada é em vão e todo esforço tem sua recompensa os trabalhos do projeto e o projeto como um todo teve vários aceites em congressos, os quais me deu a oportunidade de compartilhar conhecimento e receber trocas muito vantajosas para o trabalho e na minha formação acadêmica. Poder ver o projeto em grandes eventos os quais tinham pesquisadores que estavam cursando a graduação, mestrado, doutorado e eu como um "mero" estudante do ensino médio junto a todos estes incríveis trabalhos, me mostrou que estava no caminho certo e que tudo que estava sendo desenvolvido foi muito válido.
Foi marcante:
- Cumprimento do planejamento das práticas de ateliê e produções artísticas.
Participação em eventos científicos locais e internacionais:
- Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT/IFSP IST: publicação de resumo
- Conict: publicação de resumo expandido
- Seminário Latino Americano de Estudos em Culturas – SEMLACult/CLAEC: publicação de relato de experiência
- Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: publicação de artigo “COMO ASSIM?” – IRONIA PARA CUTUCAR E FOMENTAR O DEBATE ANTIRRACISTA
Produções Artísticas:
Escala evolutiva, Gabriel Henrique, maio de 2022. Técnica mista. Descrição em vídeo disponível aqui.
Sinuca da vida. Gabriel Henrique, junho de 2022. Fotografia com manipulação digital.
Sinuca da vida. Gabriel Henrique, jul/ago de 2022. Técnica aquarela e colagem.
História manchada. Gabriel Henrique, novembro de 2022. Técnica mista.
Apresentação no V Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual – 07/12/2022
2023
TÍTULO: Projeto ARTivismo Antirracista e processos de criação II
ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa
ESTUDANTE BOLSISTA: Evelyn Eduarda Martins do Nascimento
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – PIBIFSP
Série Fotográfica | Entre elas e eu | Evelyn Eduarda | 2023.
Resultados Alcançados
A análise das influências negras nas expressões artísticas contemporâneas, integradas aos processos de ensino e práticas artísticas escolares, nos possibilita debater a luta contra o racismo no próprio ambiente educacional. Ao engajar-se com diferentes fontes de inspiração, foi possível expandir as apreciações estéticas em relação a diversas áreas de conhecimento por meio da arte contemporânea e do ativismo artístico, entendido como uma fusão natural entre a arte e o ativismo. Essa abordagem esteve repleta de oportunidades e desafios.
Trabalhamos para desenvolver um caminho, no contexto da educação básica e tecnológica, que confronta práticas escolares que perpetuam os preconceitos raciais e discriminatórios que precisam ser superados. Toda a pesquisa evidenciou que é possível de modo experiencial. O projeto interdisciplinar incorporou conhecimentos artísticos, sociais, culturais, políticos e econômicos, transcendendo a prática pedagógica limitada dentro de cada componente curricular.
Os exercícios de pesquisa e produção artística constituíram um espaço único e inovador ao se conectar com as ideias de educação e processos de aprendizagem mediada. Com pesquisa e prática pedagógica rompemos com o modelo convencional de educação, aqui estudante atua com protagonismo, cria, performa com pesquisadora. A iniciação científica é carregada de múltiplos sentidos.
Os resultados da pesquisa, que combinam ciência e arte estão associados a outras áreas de conhecimento, aos conceitos de arte contemporânea e à produção artística afro-brasileira, estimulam o desenvolvimento criativo e epistemológico inspirado pela pesquisa. A participação em eventos, que se alinham tanto com a luta contra o racismo quanto com as experiências artísticas que promovem a apreciação estética, intimamente relacionadas ao artivismo, que é o foco do projeto.
Além da divulgação dos resultados acadêmicos, a exposição dos trabalhos artísticos trouxe oportunidades indescritíveis de experiência estética, poética e teórica.
Foi marcante:
- As práticas de ateliê e produções artísticas.
- A autoidentificação.
- A experiência sensível.
Participação em eventos científicos:
- Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT/IFSP IST
- Conict: publicação de resumo expandido
- Orgulho Afro da Escola Estadual Urubupungá
- Feira de Ciências de Ilha Solteira
Portfólio 2023
Material de convite/divulgação da exposição artística, 2023.
Produção audiovisual – acesse aqui
2024
EXECUÇÃO 2024/2025
TÍTULO: Projeto ARTivismo Antirracista e processos de criação III
ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa
ESTUDANTE BOLSISTA: Aslan Vicente Romani Ferreira
Objetivo Geral |
Apropriar-se da arte contemporânea reconhecendo-a como possibilidade de formação cultural, percepção estética artivista e interdisciplinar com produção e exibição de uma série mínima de 03 produções artísticas na perspectiva antirracista e do letramento racial. |
Objetivo Específicos |
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