Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras narrativas do coletivizARTE

Outras narrativas na rede do coletivo

Acessos: 796

Edital 2023 PRX nº 245 Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão

ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa

BOLSISTAS: Giovanna Martins Silva; Glauber Henrique da Silva Barcélos; Gustavo Samuel Pessôa Gonçalves; Pablo Galan Silva 

VIGÊNCIA: Agosto a dezembro de 2023


Projeto de Extensão: Outras narrativas do coletivizARTE

RESUMO: O projeto de extensão coletivizARTE, que embasa a proposta e está no ano II de execução, fomenta o diálogo entre Arte, Ciência, Cultura, Tecnologia e Sociedade por meio de encontros/oficinas para estudo, discussão e produção artística de temas interdependentes com a perspectiva teórica da democratizAÇÃO feminista e antirracista. Constitui-se como um coletivo, em meio à  sua trama inventiva, nos aproxima das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+, tornando ativa e efetiva a inserção do IFSP. As ações do projeto integram comunidade e escola qualificando integralmente as pessoas partícipes. O coletivo beneficia a compreensão, o ingresso e até mesmo a possível atuação no mundo social do trabalho e no mundo da vida, com resgate da autoestima, enfrentamento à violência, formAÇÃO e experienciAÇÃO estética, artística, cultural e essencialmente, política. Dentro do coletiviZARTE acontecem encontros semanais do coletivo, encontros mensais do grupo de leituras Leia Mulheres Ilha Solteira e pretende-se implementar mensalmente o grupo de formação política.


Narrativas construídas

Os resultados do projeto que combinam tecnologia social, arte e feminismos estão associados à pluralidade das áreas de conhecimento, bem como aos conceitos de arte contemporânea e produção artística coletiva que estimulam o desenvolvimento criativo e epistemológico inspirado pelo caráter do coletivizARTE. As outras narrativas que construímos se viram manifestas nas submissões aos eventos e os convites singulares que se alinham tanto com a luta contra o sexismo, o racismo quanto com as experiências tecnológicas que promovem a interação social midiática mais inclusiva e acessível. A divulgação dos resultados acadêmicos realizadas até o momento e a experiência da coletividade com o grupo de bolsistas trouxe oportunidades indescritíveis de experimentação estética, poética, teórica e conceitual. Adaptações foram necessárias. Ressalta-se que a execução do projeto – entre agosto e dezembro – INVIABILIZA aprofundamento de ações e desdobramentos necessários, diante de tantas possibilidades.

 

 

...

Confira nosso PORTFÓLIO DE ATIVIDADES

registrado em:
Fim do conteúdo da página