Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico da instituição

Acessos: 7841

 

O Câmpus Avançado Ilha Solteira faz parte do Plano de Expansão II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, com funcionamento autorizado pela Portaria Ministerial nº 27, de 21 de janeiro de 2015.

Apesar da portaria de autorização ser de 2015, foi em 27 de maio de 2014 com a Lei Complementar nº 315, que a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira deu o primeiro passo para a efetiva implantação do IFSP, pois desafetou um de seus imóveis e extinguiu a Fundação Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Ilha Solteira (FUNEDISA), possibilitando o IFSP pudesse se instalar.

Em outubro de 2014, o Câmpus Avançado Ilha Solteira iniciou suas atividades ofertando 60 vagas para o curso de extensão “Desenho Auxiliado por Computador: Autocad Básico”, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Estas primeiras vagas foram distribuídas em duas turmas e as aulas ministradas nas dependências da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita” – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP/FEIS) pelo então Coordenador de Implantação do Câmpus Avançado Eng. Dr. Wilson José da Silva.

No início de 2015, através da Lei nº 2.170 de 11 de fevereiro de 2015, foi firmado convênio entre o IFSP e a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, onde a mesma se comprometeu a fornecer subsídios para a implantação e início das atividades nas dependências do “novo” prédio. Ainda durante o ano de 2015 foram realizadas as três etapas de audiência pública, totalmente de acordo com a Portaria nº 1.091 de 17 de março de 2015, que normatiza o funcionamento de audiências públicas, onde foi definido o eixo tecnológico e os cursos a serem ofertados pelo Câmpus Avançado Ilha Solteira. Conforme as Atas da segunda e da terceira fase de audiências públicas definiram-se o eixo tecnológico de infraestrutura/Construção Civil e o curso de Técnico em Edificações como o primeiro curso técnico a ser implantado no município pelo IFSP Câmpus Avançado Ilha Solteira.

Em 07 de junho de 2016 foi aprovado pelo Conselho Superior do IFSP (CONSUP) o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico em Edificações para o Câmpus Avançado Ilha Solteira. Posteriormente, em 10 de julho de 2016, foi realizado o primeiro processo seletivo, sob edital nº 08/2016, para o curso Técnico em Edificações na modalidade concomitante/subsequente, no qual se inscreveram 227 candidatos. (Relação candidato/Vaga: 5.7).

O Câmpus Avançado Ilha Solteira está localizado em área privilegiada da cidade, na Alameda Tucuruí, 164 – Zona Norte, na cidade de Ilha Solteira, em um terreno com 7.189,30 m² e com área construída de 3.636,30 m².

A estrutura física do imóvel, em fase de implantação, tem estrutura para 08 salas de aula para uso comum, 01 Biblioteca, 01 Anfiteatro, 10 ambientes destinados ao setor administrativo, 02 ambientes destinados aos serviços terceirizados, 03 laboratórios informática, 02 laboratórios de desenho técnico, 01 laboratório de química, 01 laboratório de construção civil, 01 laboratório de ensaios estruturais, 01 laboratório de solos e topografia, 01 laboratório de instalações elétricas e hidráulicas. Possui ainda: 08 banheiros, espaço para futuras instalações de um refeitório, cozinha, cantina e pátio coberto.

Apesar de “jovem”, o Campus Avançado Ilha Solteira almeja ser referência de ensino gratuito e de qualidade no município de Ilha Solteira.

Atualizado em: 19/06/2019.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página