Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnicos Integrados

Acessos: 3000

 Os cursos técnicos integrados do IFSP Campus Ilha Solteira começaram a ser ofertados no primeiro semestre de 2018. Desde então, os cursos tiveram oferta anual de vagas para ingresso de novos/as estudantes por meio de processo seletivo unificado. 

Durante o ano de 2022 os cursos foram reformulados, tendo como base a Resolução IFSP nº 163/2017, as atualizações nas atribuições previstas para o perfil do egresso do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - CNCT, os Currículo de Referência do IFSP e sugestões propostas por estudantes e docentes ao longo dos anos. 

 

- Técnico em Desenho de Construção Civil integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Desenho de Construção Civil interpreta projetos e elabora desenhos e detalhamentos de construções prediais, estradas, obras de saneamento, estruturas, instalações (hidráulicas, elétricas, telefônicas, de gás liquefeito de petróleo, de ar-condicionado, preventivas de incêndio) e redes (de esgoto, águas pluviais e de abastecimento de água) em meio analógico e digital, utilizando ferramentas integradoras; coleta e processa dados; planeja a elaboração do projeto; calcula e define custos de desenho; analisa croquis; elabora maquetes. Atua profissionalmente, conhecendo as relações do mundo do trabalho, e é capaz de prosseguir os estudos em qualquer área do conhecimento. Compreende a relação entre cultura, ciência, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento do arranjo produtivo local, regional e nacional e da inclusão social; atua a partir do reconhecimento das relações étnico-raciais, da diversidade sexual, de gênero, dos direitos das pessoas com deficiência e do respeito aos direitos humanos; exerce atividades profissionais com responsabilidade social, considerando os princípios da sustentabilidade ambiental e da democratização das cidades e do campo. Simultaneamente, desenvolve a autonomia intelectual e articula em sua prática cidadã os conhecimentos do eixo-tecnológico de Infraestrutura com áreas de conhecimento das Ciências Humanas, das ciências da Natureza, da Matemática, das Linguagens e suas respectivas tecnologias.

 

Descrição Vigência Arquivo
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - aprovado pela Resolução Consup nº 80/2017 Até 2024 PDF
Currículo de Referência do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil - PDF
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - versão final a partir de 2023 PDF
Estrutura curricular (aprovada pela Resolução CONSUP nº 42/2023) a partir de 2023 PDF

 

- Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Edificações compreende o trabalho como instrumento de reflexão sobre a realidade e meio de inclusão e transformação social. Mobiliza e articula os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria à prática no mundo do trabalho e no eventual prosseguimento dos estudos. Participa do mundo do trabalho de forma colaborativa, com autonomia, com responsabilidade e com visão empreendedora. Atua no desenvolvimento de pesquisas e projetos tecnológicos na área de Edificações, buscando a inovação pautada no desenvolvimento do arranjo produtivo. Atua de maneira cidadã, responsável e sustentável social e ambientalmente, respeitando os direitos humanos e reconhecendo os sujeitos e suas diversidades sexuais étnico-raciais, de gênero, e dos direitos das pessoas com deficiência. Interpreta e representa projetos por meio de desenhos. Desenvolve projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias de até 80 m², usando meios físicos ou digitais. Elabora orçamento de obras e serviços; planeja a execução dos serviços de construção e manutenção predial; executa obras e serviços de construção e manutenção predial; fiscaliza a execução de obras de acordo com legislação específica e normas técnicas e de segurança no trabalho visando à qualidade e à produtividade. Executa ensaios de materiais de construção, solos, controle tecnológico e levantamentos topográficos; conduz planos de qualidade da construção. Coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. É capaz de contemplar em sua prática, a articulação das dimensões do eixo tecnológico de Infraestrutura com as Áreas do Conhecimento das Ciências Humanas, da Natureza, Matemática, Linguagens e suas respectivas tecnologias.

Descrição Vigência Arquivo
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - aprovado pela Resolução Consup nº 79/2017 Até 2024 PDF
Currículo de Referência do Curso Técnico em Edificações - PDF
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - versão final a partir de 2023 PDF
Estrutura curricular (aprovada pela Resolução CONSUP nº 41/2023) a partir de 2023 PDF

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página