NAPNE
NAPNE e Ações Inclusivas
NAPNE e Ações Inclusivas |
O IFSP se caracteriza como Instituição Inclusiva, uma vez que atende políticas e ações que garantem a qualidade de ensino para os seus alunos respeitando a diversidade e reconhecendo as potencialidades singulares de cada educando. Neste sentido preza pelo acesso e uso sistematizado de recursos, seguindo normas e resoluções que norteiam as ações nos Câmpus. Além disso, reconhece e se utiliza de formações e informações para o acesso e emprego de tecnologias e conhecimentos para atender cada aluno em suas peculiaridades. Para garantir tais movimentos inclusivos, o Câmpus segue a Lei 13146 de 06 de julho 2015 “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência” e sob a Resolução 137 de 04 de novembro de 2014 que aprova o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP, e em consonância com a LDB 9394/96, com o Decreto 6949/2009, Decreto 7611/2011 e com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, amparado ainda no PDI do Campus e demais documentos, os quais estruturam o NAPNE do Câmpus Avançado Ilha Solteira. Cada campus do IFSP possui um NAPNE, o qual é formada por uma equipe multidisciplinar composta por docentes e técnicos administrativos (pedagogo(a), assistente social, psicólogo(a) e técnico(a) em assuntos educacionais). No Câmpus Avançado Ilha Solteira, a comissão é composta dois docentes, uma pedagoga, uma técnica em assuntos educacionais e um tradutor e intérprete de Libras-português. O intuito dessa comissão é promover ações relacionadas ao ingresso, permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial[1], estabelecendo e mediando a cultura da convivência, do respeito à diversidade e da eliminação de barreiras educacionais, atitudinais e arquitetônicas para a inclusão educacional e social dos estudantes. Movido por esses objetivos, o NAPNE promove, entre outras ações, encontros e palestras formativas; articula parcerias com profissionais, associações, instituições e organizações que trabalham com Inclusão Social e Educacional. Além disso, realiza orientações e auxílios; bem como, desenvolve documentos que buscam assegurar os direitos dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Entre esses documentos, está o Plano Educacional Individualizado (PEI), que é elaborado pelos docentes em parceria com o NAPNE levando em consideração as especificidades e potencialidades do aluno, a escuta dos seus responsáveis, a organização e as adaptações que atendam às necessidades específicas do aluno. O Núcleo do Câmpus Avançado Ilha Solteira realiza reuniões mensais com o objetivo de discutir e avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especificas atendidos na unidade de ensino. |
[1] Resolução 137/2014 IFSP são considerados alunos públicos-alvo das ações inclusivas do NAPNE os estudantes com necessidades educacionais especificas que se originam em função de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. |
Membros
Membros |
William Velozo Francioni - Tradutor e Intérprete de Libras-português (Coordenador) Anderson Augusto de Freitas - Docente EBTT - Física Daniella Cristini Fernandes - Pedagoga - Área Eduardo Roberto Mendes - Docente EBTT - Geografia Mauricio Antonio Santini Junior - Docente EBTT - Construção Civil - FCC Milena de Oliveira Santos - Técnica em Assuntos Educacionais Priscila Adriana Rossi - Docente EBTT - Biologia - DAE |
Legislação
Ações e publicações
Ações e publicações |
Ação Formativa do NAPNE em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva |
Portarias
Não há artigos nesta categoria. Se subcategorias são exibidas nesta página, elas podem conter artigos.
Redes Sociais