Mapas táteis
PROJETO 1
Título do Projeto de Pesquisa
CONSTRUÇÃO DE MAPA TÁTIL ARTESANAL: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES.
Status: Finalizado
Orientador: Eduardo Roberto Mendes
Bolsistas: Heitor Silva Zanqueta e Luísa Roberta Guimarães
Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ensino Médio (2022-2023).
Resumo
Este projeto tem como objetivo a construção de um protótipo de mapa tátil do relevo da América do Sul. A metodologia utilizada viabilizará a construção de um mapa artesanal a partir de colagem de materiais variados (E.V.A., tecidos, plástico, etc.) que permita uma leitura sensorial. Será realizada pesquisa bibliográfica e posteriormente escolhida a base e os materiais mais adequados para a confecção do mapa. Ao final, serão convidados alunos da escola e pessoas da comunidade (escola estadual e faculdade) para testar o mapa tátil. Serão analisadas as potencialidades e fragilidades do material, que passará por nova adaptação e nova análise. Com isso, iremos atender dois alunos com limitações visuais atualmente matriculados na escola e disponibilizar o material para uso posterior, já que o campus não conta com nenhum material adaptado. Busca-se também sensibilizar a comunidade escolar para a importância do atendimento e disponibilização de material adaptado para deficientes visuais, além de contribuir para a pesquisa da construção de mapas táteis.
Confira os Registros e fotos do projeto aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/1d9_pfYC_a0UMQDEnBffoPp1sgYVeqxES?usp=drive_link
PROJETO 2
Título do Projeto de Pesquisa:
CONSTRUÇÃO DE MAPA TÁTIL EM MADEIRA (MDF) UTILIZANDO MÁQUINA CORTADORA A LASER
Status: Finalizado
Orientador: Eduardo Roberto Mendes
Colaborador: Eder Pires de Camargo (UNESP)
Bolsista: Heitor Silva Zanqueta
Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ensino Médio (2023-2024).
Resumo
O projeto tem como objetivo a construção de um protótipo de mapa tátil em madeira (MDF). Mapas táteis são voltados para pessoas com deficiência visual. Consiste em transformar as representações visíveis (variável gráfica) como: linhas, cores, formas e símbolos em representações táteis (variável tátil) com texturas, formas e tamanhos diferentes que propiciam uma leitura sensorial. Será realizada pesquisa bibliográfica sobre inclusão e cartografia tátil. A metodologia utilizada viabilizará a construção do mapa tátil através da criação do projeto em software específico e posterior corte a laser do material utilizado e colagem, baseado em modelos já testados pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LABTATE). Ao final, serão convidados alunos da escola e pessoas da comunidade (escola estadual e faculdade) para testar o mapa tátil. Serão analisadas as potencialidades e fragilidades do material, que passará por nova adaptação e nova análise. Busca-se ainda, movimentar o espaço do LabIFMaker recém instalado na instituição, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da inclusão, mais especificamente a construção e uso de Tecnologias Assistivas, atendimento e disponibilização de materiais adaptados para deficientes visuais, além de contribuir para a pesquisa da construção de mapas táteis.
Confira os Registros e fotos do projeto aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/1LmPhvdm9YSPO3W3KgGkI5Z9J_qemqM3A?usp=drive_link
PROJETO 3
Título do Projeto de Ensino
Cartografia Tátil para discentes com baixa visão
Status: Finalizado
Orientador: Eduardo Roberto Mendes
Bolsista: Cleyton Henrique Dantas Monteiro
Programa: Edital nº 316 de 2023 - PROJETOS DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL/ INCLUSIVA – Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Resumo:
O projeto busca promover ao aluno bolsista o entendimento dos conceitos básicos de inclusão, tecnologia assistiva e cartografia tátil e a construção de protótipo de mapa tátil em madeira MDF ou papelão (tema e material a decidir). Primeiramente iremos criar um projeto no software DueStudio baseado em modelos já testados pelo LABTATE. Após a construção, corte e colagem dos materiais iremos testar a leitura com alunos do campus e da comunidade externa (escola estadual e faculdade). Por fim, disponibilizar material tátil para uso no campus e/ou para a comunidade.
Confira os Registros e fotos do projeto aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/16qYWTrDd6piA4vXhQSiqhONk7RehbX4U?usp=drive_link
PROJETO 4
Título do Projeto de Pesquisa:
Tecnologia Assistiva e LabIFMaker: Confecção de Mapa Tátil como Ferramenta de Inclusão e da Cultura Maker
Status: Em andamento
Orientador: Eduardo Roberto Mendes
Colaborador: Eder Pires de Camargo (UNESP)
Bolsista: Isabela Couto Mostaco
Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ensino Médio (2024-2025).
Resumo
O projeto tem como objetivo a construção de um protótipo de mapa tátil utilizando materiais variados e ferramentas do LabIFMaker. Será realizada pesquisa bibliográfica sobre inclusão e cartografia tátil. A metodologia utilizada viabilizará a construção do projeto de protótipo no software (Due Studio) e posterior corte e/ou impressão em máquina específica. Serão convidados alunos da escola e pessoas da comunidade para testagem do mapa. Com o projeto, espera-se estimular o uso do LabIFMaker e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da inclusão e das Tecnologias Assistivas no atendimento e disponibilização de materiais adaptados, além de contribuir para a pesquisa na construção de mapas táteis e inclusão.
Confira os Registros e fotos do projeto aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/1OxmL4zUW5TP6sGjtn2IFyxJs66w0HjG_?usp=sharing
PROJETO 5
Título do Projeto de Pesquisa:
Laboratório IFMaker e Inclusão: Construção de Maquete Tátil
Status: Em andamento
Orientador: Eduardo Roberto Mendes
Colaborador: Eder Pires de Camargo (UNESP)
Bolsista: Laura Luiza Chiqueto Antoniassi
Programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP 2025).
Resumo
O projeto tem como objetivo a construção de uma Maquete Tátil que pode ser utilizada por pessoas com alguma deficiência visual ou público em geral. Para tanto, serão utilizados materiais variados e ferramentas do LabIFMaker. Será realizada pesquisa bibliográfica sobre inclusão e materiais táteis. A metodologia utilizada prevê a manipulação de softwares específicos e posterior corte a laser em máquina específica e ou impressão 3D e colagem, baseado em modelos já existentes e testados no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LABTATE) e no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI). Ao final, serão convidados alunos da escola e pessoas da comunidade para testagem do mapa. Serão analisadas as potencialidades e fragilidades do material. Com o projeto, espera-se estimular o uso do LabIFMaker e disseminar suas práticas, além de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da inclusão, além de contribuir para a pesquisa na construção de tecnologias assistivas e inclusão.
Confira os Registros e fotos do projeto aqui: em breve
Redes Sociais