Estudantes do IFSP participam da Conferência Regional da Juventude

Conferência Regional da Juventude

Aconteceu na quinta-feira (28) a Conferência Regional de Juventude da Macrorregião de Araçatuba, organizada pelo Departamento da Juventude de Ilha Solteira. O evento aconteceu na Casa da Cultura ‘Rachel Dossi’, na Praça dos Paiaguás. O professor Eduardo Mendes acompanhou o grupo de estudantes durante o credenciamento e abertura, a professora Rosa Amélia acompanhou as demais atividades.

Durante a conferência, as pessoas participantes se organizaram em grupos de trabalho para discussão dos seguintes Eixos Temáticos:

- Direito à à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE
- Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão
- Direito à educação; Direito à cultura
- Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda
- Direito à diversidade e à igualdade
- Direito à Saúde; Direito ao Desporto e ao Lazer
- Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade
- Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça

Cada grupo apresentou em plenária a síntese das propostas para apreciação coletiva.

Também foram eleitas 25 pessoas para compor a delegação que representará a macrorregião de Araçatuba na 4ª Conferência Estadual, que acontecerá em Olímpia/SP com possibilidade de participação na 4ª Conferência Nacional da Juventude.

Dentre as delegadas e delegados o IFSP será representado pelas/os estudantes:

- Pablo Galan
- Aslan Vicente
- Rafaela de Andrade
- Heitor Silva Zanqueta
- Yasmin Rodrigues Dutra
- Leonardo Guanais
- Mirian Gomes
- Gabriel jobson
- Mikaella Thays
- Gustavo Pessoa

Confira algumas fotografias do evento:

Delegação da Macrorregião de Araçatuba – delegadas e delegados. Fotografia: Rosa Amélia

Equipe do IFSP Ilha Solteira. Fotografia: Camila

Delegadas e delegados representantes do IFSP Ilha Solteira. Fotografia: Rosa Amélia

Registro oficial do evento – encerramento. Fotografia: Indalécio.

De acordo com os materiais de evento os debates da Conferência  Regional da Juventude são subsidiados por:

I - 1º e 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República;

II - Atlas das Juventudes;

III - Atlas da Violência 2021;

IV - Balanço da 1ª, 2ª e 3ª Conferencia Nacional de Juventude;

V - Carta de Direitos da Juventude da Organização Ibero - Americana de Juventude;

VI - Decreto que Regulamenta SINAJUVE, DECRETO Nº 9.306, DE 15 DE MARÇO DE 2018;

VII - Estatuto da Juventude;

VIII - Juventude e Políticas Sociais no Brasil - IPEA;

IX - Juventudes do Agora;

X - Juventude 20/30 da ONU;

XI - Nova Agenda de Juventudes do Organismo Nacional de Juventudes para Iberoamérica;

XII - Pesquisa Juventudes e a Pandemia do COVID 19;

XIII - Plano Nacional da Juventude e Meio Ambiente;

XIV - Plano Nacional da Juventude e Sucessão Rural;

XV - Política Nacional de Juventude: Diretrizes, Perspectivas;

XVI - Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude 2003 - 2010 do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE);

XVII - Relatório de Evidências sobre Políticas Públicas Federais de Juventude no Brasil: Mapeamento dos Investimentos 2012 a 2020 (CONJUVE).

A participação cidadã  articula-se integralmente à formação integral da juventude e o IFSP está envolvido no diálogo, nas trocas e na formação.