Glossário Bilíngue de Sinais do Cotidiano Escolar: Acessibilidade Comunicacional no IFSP – Campus Ilha Solteira
O presente projeto de ensino propõe a elaboração de um glossário bilíngue em Libras e Língua Portuguesa (escrita), com sinais representativos do cotidiano institucional, visando atender às demandas comunicacionais do IFSP – Campus Ilha Solteira.
O diagnóstico baseia-se na ausência de tradutor/intérprete de Libras e no desconhecimento generalizado da Libras por parte de estudantes e servidores ouvintes, o que compromete a comunicação com o servidor surdo atuante no setor de atendimento estudantil e com possíveis alunos surdos nos cursos técnicos, integrados, de extensão e especialização.
O objetivo consiste na criação de um glossário digital acessível, com sinais relacionados ao funcionamento do campus, a ser utilizado em práticas pedagógicas e no atendimento cotidiano.
A metodologia envolve levantamento participativo de vocabulário, gravação de vídeos sinalizados com legendas em português, validação com membros da comunidade surda e organização em repositório institucional, além da produção de cartilha com QR codes. A ação será realizada por docente coordenador e estudante bolsista, em articulação com o NAPNE.
Os resultados esperados incluem a redução de barreiras linguísticas, apoio à permanência e êxito de estudantes com NEE, fortalecimento das práticas inclusivas e potencial replicação da ação em outros campi da Rede Federal, conforme diretrizes da LDB, do Decreto no 5.626/2005 e da Lei no 14.191/2021.
- Texto completo do projeto;
- Folder/cartilha em versão digital;
- Projeto aprovado no Edital nº 04/2025 (Ação de Ensino).
Além das ações já relatadas, todos os bolsistas e estudantes voluntários do projeto participaram de uma oficina de fotografia para melhorarem a gravação de vídeos para o projeto.
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