Aconteceu, na última quarta-feira (07), a formatura da 1ª turma do curso básico de Libras ofertado pelo IFSP, em parceria com o CRAS.

No dia 07/12/2022, quarta-feira, aconteceu a formatura da primeira turma do curso, que contou com a presença do instrutor William Francioni; do Diretor-Geral do Câmpus, profº Wilson José da SIlva; da Coordenadora do CRAS, Amanda Carolina Martins de Oliveira Carvalho; e da Catia Cristina Teodoro Buzola, Secretária Municipal de Assistência Social, representando a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira; além, é claro, dos formandos.

Cabe lembrar que o curso, iniciado no dia 02 de agosto deste ano, foi realizado de forma presencial no espaço do SEIVA, contando com duas turmas que totalizaram cerca de 60 estudantes, sendo, a maioria, parte do Projeto Agrícola Social, do Projeto Ilha de Papel e da Legião Mirim de Ilha Solteira.

Idealizado e desenvolvido pelo servidor William Francioni, tradutor e intérprete de Libras-português do IFSP, e pela Amanda Carolina Martins de Oliveira Carvalho, assistente social e coordenadora do CRAS, o objetivo do curso era oferecer um diferencial na formação dos jovens, além de difundir a Libras, aumentando a inclusão dos surdos no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

É importante salientar que, segundo William, o curso não tinha a intenção de formar pessoas fluentes em Libras, o que exigiria mais tempo de estudos e práticas, mas, sim, mudar o olhar dos alunos sobre as pessoas Surdas ou com deficiência auditiva, o que foi feito com sucesso e fez com que todo o tempo empreendido “valesse a pena”.

Veja, abaixo, algumas fotos do evento:

registrado em: