Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
JORNADA ADA LOVELACE

Glossário Bilíngue de Sinais do Cotidiano Escolar: Acessibilidade Comunicacional no IFSP – Campus Ilha Solteira

Acessos: 35

O presente projeto de ensino propõe a elaboração de um glossário bilíngue em Libras e Língua Portuguesa (escrita), com sinais representativos do cotidiano institucional, visando atender às demandas comunicacionais do IFSP – Campus Ilha Solteira.

O diagnóstico baseia-se na ausência de tradutor/intérprete de Libras e no desconhecimento generalizado da Libras por parte de estudantes e servidores ouvintes, o que compromete a comunicação com o servidor surdo atuante no setor de atendimento estudantil e com possíveis alunos surdos nos cursos técnicos, integrados, de extensão e especialização.

O objetivo consiste na criação de um glossário digital acessível, com sinais relacionados ao funcionamento do campus, a ser utilizado em práticas pedagógicas e no atendimento cotidiano.

A metodologia envolve levantamento participativo de vocabulário, gravação de vídeos sinalizados com legendas em português, validação com membros da comunidade surda e organização em repositório institucional, além da produção de cartilha com QR codes. A ação será realizada por docente coordenador e estudante bolsista, em articulação com o NAPNE.

Os resultados esperados incluem a redução de barreiras linguísticas, apoio à permanência e êxito de estudantes com NEE, fortalecimento das práticas inclusivas e potencial replicação da ação em outros campi da Rede Federal, conforme diretrizes da LDB, do Decreto no 5.626/2005 e da Lei no 14.191/2021.

  1. Texto completo do projeto;
  2. Folder/cartilha em versão digital;
  3. Projeto aprovado no Edital nº 04/2025 (Ação de Ensino).

Além das ações já relatadas, todos os bolsistas e estudantes voluntários do projeto participaram de uma oficina de fotografia para melhorarem a gravação de vídeos para o projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página