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Tecendo redes insurgentes: Glossário NEABI em LIBRAS

Cursos FIC

Escrito por Ilha Solteira | Publicado: Segunda, 05 Junho 2017 14:10 | Acessos: 6143

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC 2º SEMESTRE/2018

 

Links Importantes:

Clique aqui e leia o edital completo.

 


Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ofertados pelo IFSP Câmpus Avançado Ilha Solteira durante o 1º semestre de 2017

 

Encerrado

 

Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ofertados pelo IFSP Câmpus Avançado Ilha Solteira em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira durante o 1º semestre de 2017

 

AutoCAD Básico (80 horas)

O curso de CAD é interdisciplinar, no qual o aluno utiliza recursos de informática na aplicação de conceitos matemáticos, além da geração de novos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de representações gráficas. O curso ainda capacita os cidadãos para atuar no desenvolvimento de Desenhos Auxiliados por Computador (CAD) com ênfase em representação gráfica e na interpretação técnica de projetos civis.

Objetivos

  • Desenvolver as técnicas fundamentais de leitura e interpretação de desenhos técnicos e representações gráficas de projetos civis, capacitando os alunos para o uso das ferramentas da tecnologia CAD no desenvolvimento e execução de projetos bidimensionais.

 

Revit Básico (40 horas)

O curso “Desenho Auxiliado por computador – Revit Básico” pretende atender uma demanda de jovens e adultos que buscam por uma capacitação ou mesmo atualização na área dos projetos tridimensionais.

Neste curso, os discentes terão acesso aos conhecimentos necessários para usar com proficiência o software Revit Architecture, uma das ferramentas mais utilizadas para criar e manipular projetos arquitetônicos.

Objetivos

  • Promover capacitação dos profissionais ligados a projetos de edificações no uso do software Revit, para o processo de modelagem 3D e desenvolvimento de projetos.
  • Introduzir o aluno no uso de ferramentas BIM- Building Information Modeling, voltadas ao projeto de edificações.
  • Desenvolver a criatividade dos discentes

 

 

Xadrez – nível básico (40 horas)

O IFSP, como uma instituição educacional que busca desenvolver os sujeitos em uma perspectiva integral, formando-o para o mundo do conhecimento e para a sociedade, oferece o curso Xadrez - nível básico, para interessados em aprender a jogar Xadrez, compreendendo pessoas que já conhecem o básico e pessoas que nunca tiveram contato com o mesmo. O objetivo do curso é contribuir para o ensino do xadrez e para formação integral do aluno. Espera-se com o curso, contribuir para melhoria no ensino das ciências exatas com a difusão da cultura do xadrez, bem como contribuir para formação de um indivíduo capaz de pensar antes de tomar decisões e que saiba lidar com a pressão e as adversidades da vida em sociedade, desenvolvendo através do xadrez suas habilidades cognitivas.

Objetivos

  • Ensinar os fundamentos do xadrez para os alunos.
  • Estreitar relações entre a Instituição e a Comunidade.
  • Desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos
  • Proporcionar uma interdisciplinaridade entre o ensino das ciências exatas.

 

SketchUP Básico (40 horas)

O curso “Desenho Auxiliado por computador – SketchUP Básico” pretende atender uma demanda de jovens e adultos que buscam por uma capacitação ou mesmo atualização na área dos projetos tridimensionais. Neste curso, os discentes terão acesso aos conhecimentos necessários para usar com proficiência o software SketchUP, um programa para desenvolvimento de desenhos tridimensionais cuja procura e uso cresce constantemente no mercado de arquitetura, decoração, mobiliário e engenharia civil. O aumento da procura pelo software SketchUP se deve a facilidade de uso e aprendizagem do mesmo; o software modificou a forma de modelar deixando-a mais simples e com uma gama enorme de possibilidades.

Objetivos

  • Proporcionar a capacitação das pessoas interessadas na área, assim como dos profissionais ligados a projetos: Designers de Móveis, Desenhistas Técnicos, Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Designers de Produtos, Escultores, Game Designers, entre outras profissões relacionadas aos trabalhos que necessitem visualizações em 3D.
  • Introduzir o discente no uso das principais ferramentas do SketchUp voltadas exclusivamente para a criação de maquetes eletrônicas, com o objetivo final da modelagem da parte exterior de uma residência.
  • Desenvolver a criatividade dos discentes.

 

Corte e Costura sob medida (160 horas)

Visando oportunizar aos jovens e adultos uma atividade rentável e de boa aceitação comercial, o curso propõe a capacitação, na área de corte e costura, de seu público-alvo. Os discentes terão acesso aos conhecimentos necessários, teóricos e práticos, que lhes permitirão desenvolver habilidades para a confecção de peças de qualidade.

Espera-se que, ao final do curso, cada discente se configure como um pequeno empreendedor, capaz de gerir e usufruir de recursos próprios ou complementares, ajudando no processo de desenvolvimento local, atendendo seus clientes com presteza e profissionalismo.

Objetivos

  • Promover capacitação profissional dos discentes, permitindo sua inserção no mercado de trabalho, como pequeno empreendedor.
  • Promover o acesso dos discentes aos conhecimentos, teóricos e práticos, que os habilite a produzir peças a partir das técnicas de corte e costura.
  • Realizar atividades criativas, que incentivem os discentes a expressarem o seu potencial criativo através da confecção de peças diferentes e interessantes e que também lhes permita gerar renda.

 

 

Técnicas de Bordado (160 horas)

Atualmente, o artesanato de peças de uso feminino vem ganhando grande espaço, visto que as mulheres têm preferência por produtos feitos à mão e personalizados. Dentre os variados tipos de artesanato, o bordado é uma das técnicas com maior variedade de formas e aspectos e que exprime com precisão a habilidade e a personalidade da pessoa. Essa técnica é uma das mais antigas.
Com o inevitável desenvolvimento tecnológico, muitas máquinas de bordar foram criadas e houve uma grande industrialização da produção manual. Assim, foi possível atender a crescente demanda por produtos bordados e as tendências da moda. O bordado além de obra artesanal e até expressão de arte. Também constitui importante ferramenta de aprendizagem.

Observa-se que o curso Técnicas de Bordar vai ao encontro destas duas tendências: atender ao mercado da moda ditado pelo público feminino e formar pessoas para um crescente mercado, sendo capazes de gerir e usufruir de recursos próprios.

Objetivos

  • Promover capacitação profissional dos discentes, permitindo sua inserção no mercado de trabalho, como pequeno empreendedor.
  • Promover o acesso dos discentes aos conhecimentos, teóricos e práticos, que os habilite a produzir peças a partir das técnicas de bordar.
  • Realizar atividades criativas, que incentivem os discentes a expressarem o seu potencial criativo através da confecção de peças diferentes e interessantes e que também lhes permita gerar renda.

 

Técnicas de Patchwork (160 horas)

Algumas atividades se fazem presentes no cotidiano das pessoas desde os primórdios da civilização, como no caso do artesanato. O artesanato é uma forma de expressão de criatividade, expressão de costumes e tradições, assim como fonte de renda própria ou complementar para algumas famílias.

O patchwork é um trabalho manual muito antigo, criado através das colchas feitas de retalhos. Existem registros históricos da presença desta costura e bordado nos acolchoados (quilts) encontrados em tumbas de imperadores, reis e rainhas do Egito, da Pérsia, da India e da China. Contudo, foi a invenção da máquina de costura caseira que promoveu a grande mudança na história do Patchwork, pois possibilitou a criação destes trabalhos de forma mais rápida e em maior quantidade.

Observa-se que desde então a prática de Patckwork passou a ser vista como produto passível de ser comercializado, inclusive com boa aceitação comercial.

Objetivos

  • Promover capacitação profissional dos discentes, permitindo sua inserção no mercado de trabalho, como pequeno empreendedor.
  • Promover o acesso dos discentes aos conhecimentos, teóricos e práticos, que os habilite a produzir peças a partir das técnicas de Patchwork.
  • Realizar atividades criativas, que incentivem os discentes a expressarem o seu potencial criativo através da confecção de peças diferentes e interessantes e que também lhes permita gerar renda.
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