Vagas remanescentes - Cursos de Economia Solidária

• Acessos: 2071

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 16/07/2024

Edital de Vagas Remanescentes - Curso de Agente de desenvolvimento cooperativista solidário

Processo seletivo simplificado para preenchimento de Vagas Remanescentes e Cadastro Reserva do Edital n.º 18/2024, para ocupação de vagas no Curso de Agente de desenvolvimento cooperativista solidário no âmbito do IPÊ - Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões centro-oeste, sudeste e sul.

Link para inscrição: h[ps://forms.gle/bWKnJ4N1zk3ycPUj6, até o dia 16/07.

10/07/2024

Edital IFSP IST nº 024/2024

10/07/2024

Autorização para menores de idade

12/07/2024

Comunicado - Prorrogação das inscrições

Processo seletivo simplificado para ocupação de vagas nos cursos – Agente de desenvolvimento cooperativista solidário e Gestão de empreendimentos econômicos solidários no âmbito do IPÊ - Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões centro-oeste, sudeste e sul a ser ofertado no campus ilha solteira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.

Bolsa auxílio para os estudantes: O(A) candidato(a) selecionado(a) que efetuar a matrícula com os documentos necessários e frequentar as aulas terá direito ao recebimento de auxílio no valor de R$6,00 (seis reais) por hora/aula assistida.

Cursos oferecidos:

1. Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário: espera-se que ao final da formação os/as cursistas possam ter desenvolvido os seguintes conhecimentos:

• Auxiliar no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos/as cooperados/as;
  • Promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais;
  • Desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários, à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária.
  • Construir e ampliar conhecimentos relativos a Direitos Humanos, Educação Socioambiental e Sustentabilidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Cidadania, Gênero, Direitos, Ética e Relações Humanas, Políticas Públicas  e Mundo do Trabalho.

Período: Noturno

2. Curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários: espera-se que ao final da formação os/as cursistas possam ter desenvolvido os seguintes conhecimentos:

• Desenvolver e dominar conceitos e práticas de controle do dinheiro;
  • Conhecer e realizar um planejamento para micro e pequenas empresas;
  • Compreender e utilizar os conhecimentos sobre negociação, sendo capaz de gerenciar ações de marketing;
  • Conhecer e compreender conceitos e práticas de gestão de pessoas, de associativismo, e de cooperativismo;
  • Utilizar os fundamentos da excelência em gestão voltados para uma micro ou pequena empresa;
  • Identificar oportunidades de mercado, considerando técnicas de gestão da inovação;
  • Auxiliar na estruturação de planos de desenvolvimento solidário para empreendimentos econômicos solidários, abrangendo estratégias de organização produtiva, financeira, investimento, autogestão, comercialização, dentre outros;
  • Construir e ampliar conhecimentos relativos a Direitos Humanos, Educação Socioambiental e Sustentabilidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Cidadania, Gênero, Direitos, Ética e Relações Humanas, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho.

Vagas: 30

Período: Noturno

INFORMAÇÕES:

Link Inscrição: INSCRIÇÃO

ANEXOS:

Edital - Processo Seletivo

Retificação do Edital

Lista de inscritos e matriculados

Retificação da Lista de Inscritos e matriculados

Registrado em: