Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

IFSP NO COMBATE ÀS FAKE NEWS: TIPOS DE FAKE NEWS

  • Acessos: 3337

IFSP NO COMBATE ÀS FAKE NEWS: TIPOS DE FAKE NEWS

 

Dando continuidade às atividades de combate às fake news, as bibliotecas do IFSP, em conjunto com o Departamento de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), elaboraram explicações sobre os tipos de fake news de acordo com as classificações do Conselho da Europa.

O Conselho da Europa classifica as fake news em Disinformation (desinformação), Misinformation e Mal-information (informação com má intenção).

Basicamente, a disinformation é a fake news que tem por objetivo prejudicar terceiros. No atual cenário da pandemia da COVID-19, o compartilhamento desse tipo de fake news agrava ainda mais a situação, uma vez que se contrapõem às orientações das autoridades e profissionais de saúde ou criam inverdades sobre a pandemia, como sua dimensão e gravidade.

 

 Diferente da disinformation, a misinformation não tem a intenção de causar prejuízos.

 

 

Já a mal-information se utiliza de materiais verídicos para causar prejuízos. No contexto da pandemia da COVID-19, o compartilhamento de fake news desse tipo agravam a situação e também favorece a transmissão do novo coronavírus, uma vez que influencia pessoas a tomarem atitudes que não estão de acordo com as recomendações das autoridades e profissionais de saúde.

 

O objetivo dessa atividade é esclarecer à população que as fake news podem se manifestar desde a maneira mais inofensiva, como as chamadas “correntes” das redes sociais, até a total distorção da realidade, como por exemplo receitas de medicamentos caseiros para cura ou prevenção da COVID-19.

Na atual situação que o mundo vive devido à pandemia da COVID-19, além do combate ao vírus, tem sido necessário o combate às fake news, as quais geram um cenário de dúvidas aos conhecimentos científicos, favorecendo a propagação do coronavírus.

Portanto, é essencial que a população saiba identificar se o material (foto, áudio, notícia, vídeo) que recebe pelas redes sociais é verídico ou não. O conhecimento dos tipos de fake news pode contribuir para essa identificação, pois esclarece as diversas formas com que as fake news podem chegar até nós.

Para mais informações sobre a temática, você pode consultar as referências consultadas.

 

 

Registrado em:
Fim do conteúdo da página