A escolha do jovem pela carreia do magistério

- ARTIGO DE OPINIÃO -

A ESCOLHA DO JOVEM PELA CARREIA DO MAGISTÉRIO

Dayane Moreti Miranda*

Aluna Dayane MoretiAtualmente, a carreira do magistério está sendo muito evitada pelos jovens e as causas para isso podem ser o alto nível de estresse ao qual o profissional é submetido diariamente e o baixo salário.

Os professores da rede pública estadual, por exemplo, passam cerca de 40 horas semanais dentro da sala de aula, e geralmente os alunos se acostumam a não respeitar o momento certo para falarem, promovendo um alto nível de decibéis no ambiente, o que causa danos à audição de todos os presentes. Diante dessa situação, o profissional não consegue lecionar, sendo necessário que ele chame a atenção da turma, causando estresse no docente e nos discentes. Estas situações do dia a dia podem gerar uma percepção não muito boa da carreia do magistério.

Em relação à segunda causa, percebe-se que o salário é algo que interfere na escolha de uma profissão. Se analisarmos, os professores não são muito valorizados no nosso país, apesar de serem muito importantes para a construção de um futuro melhor, pois, para gerar desenvolvimento, basta investir em educação. Mas, infelizmente, o retorno salarial é muito baixo para um trabalho cheio de importância, não atraindo a nova geração que, muitas vezes, leva mais em conta a remuneração do que a profissão em si.

Em suma, acredito que a escolha ou não de um jovem pela carreira do magistério vai muito além do salário ou do estresse, mas estes podem ser considerados fatores determinantes nessa decisão. Uma das possíveis soluções para o problema do estresse escolar seria realizar políticas para que a educação dos alunos partisse de casa e não precisasse começar na escola. Quanto aos salários, devemos recorrer ao governo para melhor reivindicarmos os direitos desses profissionais tão importantes na formação dos jovens.

*Dayane Moreti Miranda é aluna do 2º ano do curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus Avançado Ilha Solteira