Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

DIA 17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTTFOBIA.

  • Acessos: 1595

DIA 17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTTFOBIA.

 

 

Hoje, dia 17 de maio é comemorado o "Dia Internacional contra a LGBTTfobia".

No Brasil a data foi instituída por meio de decreto federal no dia 4 de junho de 2010. O dia 17 de maio foi escolhido, pois esta data foi marcada em 1990 pela exclusão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da homo e bissexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

Curiosidade: Na CID a homo e bissexualidade constavam como doenças com o nome de homossexualismo e bissexualismo. No entanto, em 17 de maio de 1990 a OMS retirou os termos da CID, bem como aboliu os termos homossexualismo e bissexualismo, pois na linguagem da área o sufixo "ismo" indica na maior parte das doenças uma condição patológica, enquanto o sufixo "dade" corresponde ao modo de ser. (FONTE: http://www.brasilia.df.gov.br/dia-internacional-de-combate-a-lgbtfobia/)

Sigla LGBTT: lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (FONTE: https://www.deolhonaci.com/news/informacao-para-lgbtt-inclusao-empoderamento-e-cidadania/ )

Dados: No Brasil, segundo o "Grupo Gay da Bahia" (GGB), em 2017 o número de mortes de pessoas LGBTT's foi recorde, sendo ao total 445 mortes, o que significa que a cada 19 horas uma pessoa LGBTT é morta no Brasil. Além disso, segundo a Organização não governamental (ONG) Human Rights, no primeiro semestre de 2017 foram registrados na Ouvidoria de Direito Humanos 725 denúncias de abusos (violência, discriminação, entre outros) contra as pessoas LGBTT's. (FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-01/levantamento-aponta-recorde-de-mortes-por-homofobia-no-brasil-em)


"Aceitar é uma escolha sua. Respeitar é um dever de todos".

DIGA NÃO AO PRECONCEITO.

 

 

 

 


Registrado em:
Fim do conteúdo da página