IFSP - Câmpus Avançado Ilha Solteira realizada a "I Semana da Diversidade: pensando a diferença para construir a igualdade"

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Avançado Ilha Solteira realizou entre os dias 21 e 23 de novembro a “I Semana da Diversidade: pensando a diferença para construir a igualdade”.  O evento contou com atividades que abordaram temas variados sobre a questão da diversidade, como a cultura africana, cultura indígena e a violência sofrida contra a mulher.

No dia 21 de novembro, na Legião Mirim, o professor Dr. Rogério José de Azevedo Meirelles ministrou a oficina “Brincadeiras Indígenas” com crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Durante a oficina foi explicado para os jovens sobre a cultura indígena e mostrado na prática algumas de suas tradições.

À noite no dia 21 de novembro, no IFSP, o professor Airton Souza de Lima ofereceu a palestra “Povos indígenas: territórios e lutas” direcionada para os alunos do curso Técnico em Edificações, proporcionando uma discussão intensa sobre o contexto sociocultural e socioeconômico do país.

O dia 21 de novembro contou ainda com uma atividade organizada pela professora Anneli Santos de Souza, que durante o período das 19h às 23h utilizou uma das paredes do pátio para projeção de vídeos e imagens referente à violência contra a mulher. Além disso, no intervalo dos estudantes fo convidado o Mestre “Aranha” (Academia Spider) para realizar uma Apresentação Artístico Cultural “Roda de Capoeira”.

No dia 23 de novembro ocorreu a oficina “Contação de Histórias Africanas”, que foi ministrada pelo professor Marcos da Cruz Alves Siqueira. A oficina foi oferecida para a comunidade externa na biblioteca do IFSP e foi uma atividade prática que utilizou técnicas da tradição do Griot.

Esse conjunto de atividades tiveram por objetivo mostrar um pouco de outras culturas e outras realidades,  propiciando um espaço para reflexão sobre a diversidade e entendimento de que a mesma não é um obstáculo e, que todas as culturas devem ser valorizadas e respeitadas.