Aula de Acolhimento fortalece vínculos no início do ano letivo do IFSP

O início do ano letivo no Campus Ilha Solteira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, foi marcado pela realização da Semana do Acolhimento, sendo este um momento pensado especialmente para recepcionar os estudantes, fortalecer vínculos e reafirmar o compromisso institucional com uma formação humana, democrática e integral.
A atividade teve como objetivo apresentar o Instituto, seus espaços, setores e profissionais, além de orientar os estudantes sobre a dinâmica escolar, assim, mais do que transmitir informações, a Semana do Acolhimento, buscou criar um ambiente de diálogo e pertencimento, reconhecendo que o ingresso na escola envolve expectativas, dúvidas e desafios. Durante o encontro, os estudantes foram convidados a compreender o IFSP, não apenas como um espaço de ensino, mas também, como um lugar de convivência, construção coletiva e desenvolvimento pessoal e social, reforçando a importância do acolhimento como prática pedagógica no início do percurso escolar.
Segundo o diretor-geral do campus, ações como essa, contribuem para uma adaptação mais segura dos estudantes, especialmente dos ingressantes, além de favorecerem um ambiente escolar mais acolhedor, participativo e propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal. Também, para o estudante, Pablo Kato Miranda, matriculado no segundo ano do curso de Edificações, o encontro foi um momento importante para compartilhar dicas com os novos estudantes, como a importância de manter o foco e buscar bons resultados desde os primeiros bimestres. Já para os estudantes do terceiro ano, Luciano Lisboa e Samuel Cristian, atividades como a Semana do Acolhimento, são fundamentais para a construção de novas amizades e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento ao IFSP.
Além da Semana do Acolhimento, estão previstas novas atividades de integração entre os estudantes e o IFSP, ao longo do primeiro bimestre, as ações têm como objetivo fortalecer os vínculos entre os estudantes, a comunidade escolar e os diferentes setores do campus, contribuindo para a adaptação à rotina escolar, e, para a construção de um ambiente educacional mais participativo, acolhedor e colaborativo.
Confira algumas fotos do evento:





Redes Sociais