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Cartilha do Servidor

Servidores do IFSP promovem atividade de Libras na E.E. Ana Maria de Souza, em Selvíria/MS

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No dia 28 de maio de 2025, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Ilha Solteira participaram da execução do projeto “Lendo com as mãos e com o coração”, realizado na Escola Estadual Ana Maria de Souza, no município de Selvíria/MS, a cerca de 20 km do Campus. A iniciativa integrou ações de leitura, acessibilidade e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas já desenvolvidas pela comunidade escolar.

O projeto foi coordenado pela professora Michela Mizobata, com apoio da intérprete educacional Mara Amanda, do professor de Língua Portuguesa Enaldo Mascarenhas e da equipe gestora da unidade escolar, com destaque para a professora Aline Jardim e a própria coordenadora Michela Mizobata. Também estiveram presentes as técnicas da Coordenadoria Regional de Educação (CRE 12), Cleide de Oliveira e Tânia Regina Palma, além de convidados de outras instituições e servidores do IFSP, que contribuíram para o fortalecimento da articulação interinstitucional em torno da educação inclusiva.

A atividade teve como eixo central uma roda de leitura bilíngue, em que os estudantes participaram de contações de histórias em Libras, vivenciaram momentos de diálogo sobre acessibilidade e interagiram diretamente com uma pessoa surda adulta. Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado pelo estudante Edmilson, aluno surdo da escola, que, segundo relataram docentes da instituição, nunca havia tido contato direto com um adulto surdo. “Foi um momento muito significativo para ele”, destacou uma das professoras presentes na atividade.

Durante o encontro, o servidor surdo do IFSP, Erliandro Félix Silva, compartilhou sua trajetória como educador e agente de transformação social, contribuindo com reflexões sobre identidade surda, inclusão e representatividade. Em sua fala, destacou: Quando a gente aceita a língua, a gente aceita a pessoa surda”, evidenciando que o reconhecimento e a valorização da Libras são dimensões fundamentais do acolhimento e do respeito às subjetividades surdas. Também participou o professor William Velozo Francioni, docente de Português/Libras no IFSP – Campus Ilha Solteira, que atuou como mediador das atividades e articulador do diálogo com os estudantes. Ambos reforçaram a importância da escuta ativa e da construção coletiva do conhecimento, evidenciando a necessidade de ampliar os espaços de protagonismo surdo nas instituições de ensino.

A repercussão positiva da atividade foi registrada na edição de maio do informativo Ana Maria News, publicação produzida pela própria escola. A matéria destacou o caráter formativo da ação e seu papel na promoção de uma cultura de inclusão, valorização da Libras e respeito à diferença.

Para o professor William Francioni, a extensão cumpre sua missão institucional ao criar espaços de escuta, partilha e transformação. Em suas palavras:
“Quando falamos de extensão, falamos de compromisso com a comunidade. É na articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade que a extensão ganha sentido: ao sair dos muros da instituição, escutar os territórios e dialogar com as escolas e sujeitos locais, levamos um pouco do Instituto para fora e, ao mesmo tempo, ampliamos nosso próprio horizonte. Extensão é escuta, é troca, é transformação mútua.”

Diante da acolhida da comunidade escolar e da potência pedagógica da ação, foram iniciados diálogos entre o IFSP – Campus Ilha Solteira e a gestão da E.E. Ana Maria de Souza com vistas à consolidação de parcerias contínuas. A proposta contempla a realização de formações permanentes em Libras para educadores da rede estadual, a promoção de rodas de conversa sobre práticas pedagógicas acessíveis e a articulação de novas ações conjuntas no campo da educação inclusiva. Essa colaboração interinstitucional reafirma o compromisso ético e político da extensão universitária com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e respeitosa da diversidade linguística e cultural.

 

 

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