Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Processo Seletivo 2024

Professores do IFSP Ilha Solteira têm trabalho aprovado sobre Economia Solidária em Simpósio Internacional de Geografia Agrária

Acessos: 122

Os professores Eduardo Roberto Mendes e Marcos da Cruz Alves Siqueira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Ilha Solteira, tiveram um trabalho aprovado para apresentação no XI Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA), que acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas.

Intitulado “Economia Solidária em Movimento: estudo de caso dos cursos de formação continuada oferecidos no IFSP Campus Ilha Solteira”, o trabalho traz à tona uma análise crítica sobre os cursos de qualificação desenvolvidos no âmbito da economia solidária, tendo como foco as práticas formativas voltadas a artesãos, ribeirinhos, mulheres, juventudes e pessoas LGBTQIAPN+ da região noroeste paulista.

A pesquisa, de cunho territorial e social, busca compreender os impactos pedagógicos e políticos da formação continuada em economia solidária enquanto ferramenta de resistência à lógica hegemônica do capital e às desigualdades territoriais que afetam os sujeitos do campo popular. Além disso, investiga como tais iniciativas vêm se articulando às lutas por justiça social, inclusão e desenvolvimento comunitário sustentável.

O SINGA 2025 tem como tema central “As (in)consequências territoriais da questão agrária e a mundialização do capital: resistências teóricas e políticas”, e reúne pesquisadores, professores, estudantes, movimentos sociais e entidades vinculadas às lutas do campo em toda a América Latina. A proposta do evento é fomentar o debate crítico sobre as contradições do agronegócio, a expropriação de territórios e a resistência de camponeses, povos indígenas, quilombolas e demais sujeitos sociais do campo frente à expansão capitalista.

A participação dos docentes do IFSP Ilha Solteira no evento reforça o compromisso da instituição com a produção de conhecimento socialmente referenciado, a valorização dos territórios e saberes populares e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação do campo e à economia solidária.

O trabalho será apresentado em um dos Grupos de Trabalho do simpósio e representa mais um passo importante na consolidação da pesquisa e da extensão voltadas para os desafios contemporâneos da realidade agrária e territorial brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página