INSTITUTO FEDERAL DE ILHA SOLTEIRA DISCUTE A CRIAÇÃO DE UM MUSEU DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DOS PIONEIROS NA CIDADE DE ILHA SOLTEIRA-SP

O Instituto Federal de Ilha Solteira (IFSP) por meio do professor de história Marcos da Cruz Alves Siqueira ofereceu ano passado um curso de Formação Inicial Continuada sobre a memória e história de Ilha Solteira. Após o curso, as pioneiras Cleonice dos Santos Amorim e Terezinha Maria das Graças fizeram um pedido ao docente para criar uma comissão de memória e história de Ilha Solteira que fosse possível realizar a organização de entrevistas com pioneiros da cidade e, assim, criar um centro de memória e história. Depois de várias reuniões com as pioneiras Cleonice e Terezinha, o docente e o instituto federal realizaram nesta quarta-feira dia 02/10/2019 um primeiro encontro para discutir dois pontos importantes do projeto:

Criação de uma comissão para realizar entrevistas e coletas de materiais sobre a cidade de Ilha Solteira-SP;

Criação de um espaço de memória e história sobre os pioneiros e pioneiras da cidade;

A reunião contou com a presença dos pioneiros, representantes de vereadores, turismo e cultura da cidade de Ilha Solteira. Ficou decidido que o docente de história do Instituto federal irá organizar o projeto de criação do museu, auxiliar nas entrevistas e coletas dos materiais. Após a organização dos materiais sobre a história da cidade será encaminhado, juntamente com os pioneiros, para a prefeitura e câmara de vereadores um pedido para criação de um museu que resgate a história e memória da cidade.