Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

(RESULTADO FINAL) TELETANDEM BRASIL

  • Acessos: 2371


                   
IFSP Ilha Solteira abre inscrições para projeto de extensão de ensino telecolaborativo de língua estrangeira

Há 6 vagas abertas à comunidade externa

 

Os Projeto de Extensão “Teletandem Brasil: aprendizado colaborativo de língua estrangeira” está com inscrições abertas de 30/07 a 05/08 (às 21h). Há 12 vagas no total, sendo 6 vagas para alunos IFSP, com bolsa de estudos e dedicação de 20 horas semanais; 6 vagas para membros da comunidade externa, de 15 anos ou mais, sem bolsa e com dedicação de 4 horas semanais. Para se inscrever é preciso ler o Edital disponível no site do IFSP IST - https://ist.ifsp.edu.br e preencher o formulário online disponível no endereço https://docs.google.com/forms/d/1SaS1KWktgg1EtyPEOiH2UJLjx3MNVeGAis9ForYRSzw/edit. A seleção será realizada por meio de entrevistas por videoconferência no dia 06/08, por Zoom, com os candidatos que tiverem os pré-requisitos solicitados. O resultado será publicado no dia 7 de agosto no site do IFSP IST - https://ist.ifsp.edu.br. O projeto será inteiramente realizado a distância por causa da pandemia de COVID 19.

 

 

 

 

O QUE É O PROJETO TELETANDEM BRASIL?

 

"Eu ajudo você a aprender minha língua e você me ajuda a aprender a sua!"

 

O Projeto Teletandem Brasil, segundo os sites http://www.teletandembrasil.org e https://teletandemriopreto.wixsite.com/ibilce, “coloca alunos brasileiros que querem aprender uma língua estrangeira em contato com alunos de outros países que estão aprendendo português, por meio de parcerias internacionais entre Instituições. Assim, o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras via teletandem envolve pares de falantes nativos (ou competentes) de línguas diferentes, trabalhando de forma autônoma e colaborativa para aprenderem a língua um do outro. Os parceiros de teletandem se encontram virtualmente por meio de um recurso de comunicação síncrona (como o Zoom) e se comprometem a gerenciar a própria aprendizagem, assim como apoiar a aprendizagem do parceiro para que ambos se beneficiem”.

Para participar, é preciso ter, em casa, Internet e computador com microfone e webcam. Além disso, é preciso se comprometer com as atividades do projeto e não faltar nas sessões agendadas.

O IFSP Ilha Solteira fez uma parceria com a Australian National University (ANU) e teremos 12 vagas para interação com os alunos de lá. Cada participante IFSP terá um parceiro da ANU e eles se encontrarão pelo Zoom durante 1 hora por semana para conversar metade do tempo em português e metade do tempo em inglês sobre temas sugeridos pelas professoras coordenadoras do projeto (prof. Cíntia, no IFSP e prof. Fernanda, na ANU). As sessões acontecerão semanalmente, entre 10/08 e 15/12/2020. Os estudantes deverão registrar a interação com um print da tela (em que apareçam os 2 parceiros em interação, o dia e a hora). Além disso, deverão escrever um relatório sobre cada encontro, contando sobre a experiência, as dificuldades, os avanços no aprendizado, etc. O print e o relatório serão postados pelos participantes IFSP semanalmente na rede social do nosso projeto.

Em cada sessão, o participante que estiver falando em sua própria língua deverá motivar o outro participante a falar o máximo possível – já que é dele a vez de treinar a língua estrangeira que está aprendendo – respondendo às perguntas sobre o tema escolhido. Por se tratar de um contexto de aprendizagem autônoma e colaborativa, é importante que cada aluno reflita sobre seus objetivos de aprendizagem e negocie com seu parceiro como aprende melhor.

Os interessados podem assistir aos vídeos disponíveis em http://www.teletandembrasil.org e https://teletandemriopreto.wixsite.com/ibilce para conhecer mais sobre o projeto Teletandem Brasil.

Dúvidas podem ser encaminhadas via e-mail ou telefone para os seguintes contatos: (17)996198531 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Documentos

Publicação Arquivo Descrição
 10/08/2020  PDF Resultado Final do processo seletivo
 07/08/2020  PDF Resultado Preliminar das Entrevistas
 05/08/2020  PDF Quadro de Convocação para Entrevista – 06/08/2020
 30/07/2020  PDF Edital nº 004/2020, de 30 de julho de 2020
 30/07/2020  PDF Anexo I
 30/07/2020  PDF Anexo II 
 30/07/2020  PDF Anexo III 
 30/07/2020  PDF Anexo IV 
Registrado em:
Fim do conteúdo da página