Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acessos: 2396

 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 4ª SNCT do Campus Ilha Solteira (IFSP/IST) – Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, representa um espaço de diálogos, interações, apresentações artísticas e culturais, técnicas, de ensino, pesquisa e extensão que caracterizam a dinâmica do campus no campo da indissociabilidade prevista desde a lei de criação dos IFs (Lei nº 11.892/2008). O evento ocorrerá entre os dias  23 e 27 de outubro de 2023.

 

PROGRAMAÇÃO

Esse ano o evento contará com diversas atividades para a comunidade do IFSP Campus Ilha Solteira, sendo elas:

  • Credenciamento dos Estudantes - Segunda-Feira, 23/10/2023 - 14:00
  • Mesa de Abertura - Segunda-Feira, 23/10/2023 - 15:00
  • Oficinas, Palestras, Mesas de Discussão, Visitas à Campo sobre diversos temas, dividido em trilhas de conhecimento - Terça-Feira 24/10/23 08:00 - 12:00 e das 14:00 - 18:00, Quinta-Feira 26/10/23 08:00 - 12:00 e das 14:00 - 18:00 e Sexta-Feira 27/10/23 08:00 - 10:00.
  • IFPortas Abertas - Quarta-Feira, 25/10/2023 - 08:00 - 12:00
  • Mostra Científica do IFSP Ilha Solteira - Quarta-Feira, 25/10/2023 - 14:00 - 18:00
  • Encerramento com Atividades Culturais - Sexta-Feira 27/10/23 10:00 - 12:00.

 

TRILHAS

Durante a semana, as atividades serão divididas em trilhas temáticas, os estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Ilha Solteira poderão escolher qual tema faz mais sentido e se cadastrar. Os temas são:

Agroecologia e Sustentabilidade

A agroecologia é um campo multi e transdisciplinar com influência das ciências sociais, naturais e agrárias. Como modelo de produção alimentícia livre de agrotóxicos, a agroecologia tem sido considerada umas das chaves do desenvolvimento sustentável. Em face dos problemas socioambientais produzidos pelos modelos tradicionais e extensivos de produção, a ciência e a prática agroecológicas emergem a partir de discussões no campo das preocupações ambientais e no campo dos movimentos sociais. Baseando-se no uso racional dos recursos a agroecologia busca associar o uso de técnicas, a valorização das culturas e a viabilização econômica. Na região de Ilha Solteira há experiências de produção agroecológica no assentamento Estrela da Ilha, assim como no Cinturão Verde. Assim como há pesquisadores do tema na UNESP. A trilha pretende, portanto, oferecer discussões teóricas, oficinas de práticas agroecológicas e, eventualmente, visitas técnicas em campo.

Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

Também conhecido como Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de objetivos e metas traçados pelas Nações Unidas em 2015 para viabilizar os caminhos para o desenvolvimento sustentável. São 17 objetivos no interior dos quais estão previstas metas temáticas a serem atingidas até 2030. No entendimento dos agentes propositores, o desenvolvimento sustentável passa pela preocupação com a questão energética (ODS 7), com a questão urbana (ODS 11), com os problemas climáticos (ODS 13), mas também com as desigualdades de gênero (ODS 5), com a pobreza e a fome no mundo (ODS 1 e 2), entre outros. A ideia de desenvolvimento sustentável, portanto, é bastante abrangente e multidisciplinar. O propósito desta trilha é discutir a noção de desenvolvimento sustentável, conhecer os objetivos e as metas propostos pelas Nações Unidas e aprofundar o conhecimento em algum(ns) (dos) objetivo(s) com oficinas, cine-debate, roda de conversa, etc.

Inovação Tecnologia e Empreendedorismo  

Inovar é usar ferramentas, técnicas e modelos diferentes para solucionar problemas da sociedade e melhorar processos. Novas tecnologias, como internet das coisas, novos sensores, inteligência artificial, entre outros, surgem constantemente. Como usamos essas ferramentas para solucionar problemas reais? Como verificamos se nossa ideia é viável? Como testamos se o modelo proposto é sustentável no que diz respeito aos aspectos técnico, econômico e ambientais? São essas perguntas que devemos responder nessa trilha. Além disso, a trilha visa fomentar a cultura Maker e a criatividade, fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e com diversas funções é ferramenta essencial para a inovação.

Nexo Água-Energia-Alimento  

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Essa trilha visa construir conceitos importantes para entender essa relação e discutir ferramentas para gestão sustentável do uso do solo (principalmente o urbano) e dos recursos naturais.

Ciências Básicas para Construção Civil

As ciências básicas, como a matemática, a física, química e a biologia, desempenham um papel importante na construção civil. A matemática é fundamental para a quantificação/dimensionamento de materiais e análises de carga. A física está ligada na compreensão das forças atuantes nas estruturas. A química é usada na análise de materiais de construção e na compreensão de processos de degradação/patologias. A biologia/geografia contribui para a avaliação do solo e da água. Essas ciências fornecem uma base teórica para a tomada de decisões na área da construção civil, garantindo obras seguras, eficientes e sustentáveis. A trilha visa integrar as ciências básicas com a prática da construção civil.

Para fazer a inscrição nas trilhas, acesse o link: https://forms.gle/XNG1ypRDMm85gyg5A

 

MOSTRA CIENTÍFICA

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Ilha Solteira convida todas as Escolas do Ensino Médio e Técnico da região para participar da Mostra Científica da 4ª SNCT do Campus Ilha Solteira (IFSP/IST), é um espaço onde os estudantes poderão apresentar os trabalhos e projetos desenvolvidos em suas escolas. Ocorrerá na Quarta-Feira 25 de outubro a partir das 14:00. 

Para participar o estudante deve enviar um Resumo do seu trabalho, que será exposto em formato de Pôster no dia do evento.

Todas as informações sobre o evento, normas e submissão dos trabalhos estão disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyox4uCt6wbgPjEiw1WmQfccuXulqinRrow2hXUKGMkUeOVA/viewform 

A inscrição para a Mostra Científica deverá ser feita pelo seguinte link: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5922/

IFPORTAS ABERTAS

O  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Ilha Solteira  receberá, no dia 25 de outubro de 2023, das 8h às 12h, escolas e responsáveis interessados em conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvido em nossa instituição.

Os participantes e equipe escolar acompanhante serão recepcionados e guiados por todo o campus em visita a laboratórios e ambientes de ensino com mini oficinas e palestras. 

Esperamos por vocês!

 

SEJA UM APOIADOR

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do Campus Ilha Solteira, torna pública a chamada que visa atrair apoio de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP - Campus Ilha Solteira, que ocorrerá no período de 23 a 27 de outubro de 2023 no Campus Ilha Solteira do IFSP.

Confira  o Edital nº 498/2023! Serão aceitas propostas de apoio para o evento até o dia 06 de outubro de 2023.

O Formulário de Apresentação de Proposta, Anexo I do edital, deverá ser preenchido, digitalizado e encaminhado à Comissão Organizadora através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O assunto do e-mail deverá ser “Proposta de apoio a Evento - SNCT 2023”. 

 

O resultado preliminar será divulgado até dia 11/10/2023 no site http://ist.ifsp.edu.br.

Dúvidas podem ser encaminhadas para a Comissão Organizadora, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

registrado em:
Fim do conteúdo da página