Procedimentos de terror no conto “A mão do macaco”

Campo: Pesquisa

Vigência: 09/2023 a 08/2024

Coordenação: Cíntia Martins Sanches

Agência de fomento: PIBIC-EM (CNPq)

Estudante bolsista: Isabella Pinho Baldoino Prates

RESUMO: Esta pesquisa propõe um estudo sobre os procedimentos literários utilizados no conto “A mão do macaco”, de Jacobs W.W., para dar o efeito de suspense, fundamental para construir o terror na obra. Nesta análise, são considerados os elementos constituintes do gênero conto, tais como: conflito, enredo, narrador, personagens, clímax, desfecho. Estudaremos como cada um desses elementos se associa à construção do terror na narrativa e apontaremos os essenciais na sua confecção em específico. Pretende-se observar estratégias discursivas e semânticas no texto estudado. Entre as discursivas, destaca-se o narrador, que é onisciente, mas escolhe o que revelar para o leitor e quando revelar cada uma das informações do enredo. Entre as semânticas, é relevante mostrar, pelo texto, como a porta fechada e a possibilidade de abri-la contém um elemento essencial para a história, formando um campo imagético de tamanho ilimitado de possibilidades para o leitor da história.

Em andamento