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Figurinhas: risos violentos?

ORIENTADORA: Rosa Amélia Barbosa

ESTUDANTE BOLSISTA: Sophia Rhaynna da Costa Dias 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ensino Médio (2023-2024).


RESUMO: As figurinhas ou stickers são um tipo de narrativa, constroem sentidos. O contexto está sempre presente na leitura interpretativa. A maneira como vemos e entendemos cada uma delas é sempre afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Figurinhas são, também, uma maneira de inventar modos de sintetizar, de confrontar e oferecer percursos desviantes, desacomodando referências, entrelaçando possibilidades. Essas imagens refletem por vezes posicionamentos perversamente violentos, instituídos pelo hábito ou pela rotina, adestrados pelas construções históricas, sociais, políticas e culturais. A pesquisa visa compreender esses fenômenos, atravessados pelas violências que permeiam as imagens das figurinhas, sejam elas violências de gênero e sexualidade, violências étnico-raciais e/ou violências de classe. Considera a complexidade das relações que se articulam com outras instâncias de interação, comunicação, manifestação. O percurso metodológico integrará o estudo histórico e conceitual das imagens intencionando construir análises/interpretativas críticas. Espera-se resultados de caráter científico/artístico tornando a investigação relacional a outras áreas de conhecimento e conceitos construindo desenvolvimento epistemológico criativo.


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