Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

NOTA À COMUNIDADE

  • Acessos: 1022

 

IFSP faz Consulta pública às minutas dos Currículos de Referência dos cursos técnicos do IFSP

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Avançado Ilha Solteira vem a público comunicar que até às 18 horas do dia 02 de novembro de 2020 ocorrerá a consulta pública dos Currículos de Referência dos cursos técnicos do IFSP.

A Resolução IFSP – CONSUP nº 37 de 08 de maio de 2018, determina que por “currículo de referência entende-se a definição dos elementos essenciais que estruturam os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFSP, compreendendo o conjunto de conhecimentos, saberes, habilidades profissionais e pessoais que compõem determinado itinerário formativo." Assim sendo, o Currículo de Referência é o documento norteador para os processos de Implementação, Reformulação e Atualização dos cursos de Educação Básica do IFSP, buscando promover uma formação integrada entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica, sem que uma se sobreponha à outra.  

Partindo-se da observação conjunta de que as atuais grades curriculares dos cursos técnicos são extensas e deixam pouco espaço para  Pesquisa e Extensão, o Currículo de Referência tem por objetivo ainda estruturar de forma coletiva e participativa os elementos da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, de forma que haja maior espaço para a Pesquisa e a Extensão no processo formativo.

Assim sendo, desde a publicação da Resolução IFSP – CONSUP nº 37 em 2018, foram iniciados os procedimentos para a construção dos Currículos de Referência dos cursos técnicos do IFSP, tais como inscrição e seleção dos Consultores Técnico-Pedagógicos em Currículo, formação desses consultores, formação dos grupos de trabalho de acordo com o curso técnico, visitas, reuniões, elaboração e publicação de documentos, dentre outros. Após um árduo trabalho em equipe chegamos à etapa de consulta pública à comunidade interna (discentes, docentes e técnicos-administrativos) e externa do IFSP.

 

 

Todas as contribuições são de suma importância para a concretização dos Currículos de Referência dos cursos técnicos do IFSP, representando um grande avanço para o processo formativo na nossa instituição. Portanto, convidamos a todos e a todas a analisarem as minutas dos Currículos de Referência, especialmente dos Cursos Técnico em Desenho de Construção Civil e Técnico em Edificações integrados ao Ensino Médio e Técnico em Edificações concomitante/subsequente ao Ensino Médio, que são os cursos ofertados pelo nosso Câmpus, e fazerem suas contribuições.

Para contribuir, basta acessar, até o dia 02/11/2020 às 18 horas, o endereço eletrônico: https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1839-curriculos-de-referencia-dos-cursos-tecnicos-consulta-publica , analisar as minutas dos Currículos de Referência e em seguida preencher o formulário de cada curso com suas contribuições.

O IFSP – Câmpus Avançado Ilha Solteira, por meio de sua Diretoria Adjunta Educacional, conta com o apoio e a participação de todos e todas nesse processo.

 

Ilha Solteira, 27 de outubro de 2020.

 

Acesse aqui a Nota à Comunidade em PDF. (link da nota)

 

Acesse abaixo as minutas dos currículos de referência e os formulários para contribuições.

DOCUMENTAÇÃO

FORMULÁRIO

PRAZO DE CONSULTA

Técnico em Edificações na forma integrada ao Ensino Médio

Formulário

 

Até às 18h do dia 02/11

Técnico em Edificações na forma concomitante ou subsequente ao Ensino Médio 

Formulário

Até às 18h do dia 02/11

Técnico em Desenho de Construção Civil na forma integrada ao Ensino Médio

Formulário

Até às 18h do dia 02/11

 

Minutas dos Currículos de Referência dos demais cursos técnicos do IFSP: https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1839-curriculos-de-referencia-dos-cursos-tecnicos-consulta-publica

 

Registrado em:
Fim do conteúdo da página